Monumento a Gagarin<br>na Escócia

Uma pedra comemorativa em honra de Iuri Gagarin, o soviético que realizou o primeiro voo espacial da história da humanidade, foi inaugurada no sábado, 12, nas ilhas Órcades, na presença de representantes das autoridades locais, de deputados do parlamento escocês e do cônsul da Rússia em Edimburgo.
A cerimónia teve lugar no sítio arqueológico de Scara Brae, que reúne monumentos sobre acontecimentos históricos assinaláveis, por ocasião do Dia Mundial da Aviação e da Cosmonáutica, instituído em 1968 para celebrar o memorável feito da ciência soviética ao concretizar o primeiro voo espacial tripulado em 12 de Abril de 1961.
Iuri Gagarin tornou-se num herói mundialmente conhecido após ter realizado com sucesso uma viagem inédita que durou uma hora e 48 minutos a bordo da nave «Vostok».


Mais artigos de: Breves Europa

Croatas manifestam-se<br>por salários

Cerca de 50 mil pessoas manifestaram-se no domingo, nas ruas de Zagreb, exigindo aumentos salariais. Em resposta ao apelo de cinco centrais sindicais, um mar de gente concentrou-se numa praça do centro da cidade, protestando contra o aumento das desigualdades no país. O primeiro-ministro croata, Ivo Sanader, considerou o...

Secundário agita <br>França

Dezenas de milhares de alunos do ensino secundário manifestaram-se, dia 10, em várias cidades de França, pela quinta vez em duas semanas, contra a redução de 11.500 professores, medida anunciada pelo governo no âmbito da reforma da educação.Só em Paris, mais de 40 mil jovens saíram às ruas, num dia que ficou marcado por...